resposta sobre meditacao

Assunto: Quero saber mais e como faço Data : 29/08/2007
Pergunta:Li o artigo e adorei., mas eu já tentei e não consegui meditar.Como eu faço? Talvés eu seja ainda ignorante em fazer essa pergunta, mas eu gostaria se for possivel ter uma resposta, pois eu gostaria de praticar a mesma. Grato pela oportunidade, Betania

Resposta:Querida Betania,

 

Meditar exige treinamento prático e paciência, não se preocupe, certamente vc sera capaz de fazê-lo.

 

Meditação é toda atividade que mantém a atenção agradavelmente ancorada no momento presente.

 

Aprender a Meditar é como aprender a fazer qualquer coisa. A primeira condição é a motivação, sem a qual não há a energia necessária. Para a maioria de nós este não é o problema. Temos stress, dor, sofrimento e ausência de paz de espírito constantemente em nossas vidas, condições essas que podem tornar-se oportunidades porque elãs nos forçam a mudar.

 

A segunda condição é o esforço. Você precisa praticar para aprender. Todas as dicas ou leituras do mundo não se comparam a uma semana de prática. Aconselho de 10 a 20 minutos por dia para pegar o jeito de meditar.

 

A terceira condição é a determinação. Em geral as pessoas abandonam tudo, quando decidem que nunca serão boas no que estão fazendo. Meditação não é excessão. Como você está focalizando sua mente, o que nota primeiro é a sua turbulência. Os pensamentos não param, certo? OK. Faça então como S Franciso, deixe que os pensamentos voem sobre sua cabeça como pássaros, mas não deixe que eles façam ninho em sua cabeça. Rotule: Pensando. Sempre que se encontrar pensando, diga para vc mesma: Pensando. E então, volte a atenção para a respiração.

 

Lembre-se: Quando estiver praticando, apenas faça-o. Não desanime. Sua mente levou anos para todo o seu estoque de truques e ciladas para te manter preocupada. Levará tempo para desmontá-los. Não avalie seu desempenho.

 

Assim, meditar nada mais é que fixar a atenção no presente através da respiração, que serve como âncora em muitas técnicas de meditação. Para fixar a mente mais ainda, sons podem ser usados, assim como palavras (os mantras, por exemplo), que são como vassouras, varrendo os pensamentos da mente. Você pode escolher também um som como mmmm aaaaaahhhhh.

A palavra OM (em sânscrito, verbo, como no cristianismo) é muito usada.

 

Muito do que ensino a você aqui sobre meditação vêm dos ensinamentos de Paramahansa Yogananda, mestre hindu fundador da Self Realization Fellowship e também repito trechos dos escritos da Dra. Joanh Borysenko, da faculdade de medicina de Harvard, EUA. Por coincidência ou não, Dra. Joan orienta que seus pacientes meditem com as palavras Ham Sah, um antigo mantra sânscrito que lembra o som da técnica de meditação Hong Só, ensinada pelo mestre hindu. Ham significa “Eu sou” e Sah significa “Isto”. “Isto” é visto como a parte da mente que presencia toda a nossa experiência ou a própria consciência. Para os religiosos, ensina ela, é a tomada de consciência que leva a conexão com Deus.

 

O processo da Meditação – simples:

 

1-Escolha um lugar tranquilo onde NINGUÉM possa te perturbar, nem pelo telefone.( se possível, reserve um lugar na sua casa só para isso). Esse tempo é SEU.

2-Sente-se em posição confortável, com a coluna ereta, desencostada da cadeira, ou numa almofada no chão.

3-Feche os olhos suavemente.

4-Relaxe os músculos da cabeça aos pés.

5-Tome consciência da sua respiração e, sem tentar controla-la, note como ela vai e vem.

6-Repita sua palavra-foco silenciosamente no rítmo da respiração. Se é uma palavra apenas, use-a para a expiração. Se forem duas, como Ham Sah, use Ham para a inspiração e Sah para a expiração.

7-Não se preocupe com o modo como vc está indo. Se sua mente vagar por mil lugares, tudo bem, não tente prendê-la. Apenas a observe e a traga de volta para a respiração.

8-Pratique pelo menos uma vez por dia, por 10 a 20 minutos.

 

O melhor horário é de manhã, antes do café da manhã. Evite meditar cansada e após grandes refeições.

 

Gostaria de te dar mais algumas dicas:

 

1-Meditar significa apenas meditar. Não existe a meditação certa e a meditação errada.

 

2-Existem inúmeras técnicas de meditação, ligadas ou não a diferentes religiões.

 

3-Você deve escolher que caminho quer trilhar para iniciar o processo de meditar regularmente, mas permita-se experimentar diferentes técnicas. Não desista.

 

4-Meditar exige dedicação constante, mas deve ser sempre uma forma de vc se sentir relaxada, portanto, não faca disso uma obrigação, mas sim uma escolha de vida.

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Sobre adrianathomaz

Na vida: autenticidade e coerência íntima, amor, muito amor, fé e fotografia! Educação para a morte e o morrer. Terapia do Luto, Dor e Medicina Paliativa.
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