Como dar a notícia da morte de alguém querido a uma criança.

A primeira coisa que se deve entender quando se da uma notícia de uma morte para a criança é que quem dá essa noticia vai fazer toda a diferença. Idealmente deve ser a mãe ou o pai ou ambos juntos, ou a pessoa com a qual a criança de sente segura, num ambiente seguro, onde não serão interrompidos. A criança deve ser acolhida e inicialmente questionada sobre o que ela esta sentindo e o que ela acha que vão dizer a ela.

Mais ou menos assim, num caso hipotético: “meu filho, estamos aqui no seu quarto pois precisamos conversar com você. Você tem idéia do que queremos falar?” e a resposta pode variar, por exemplo: “-vcs querem falar do vovô…” ou “-vcs querem falar porque estão chorando tanto…” ou “-vcs querem falar que o vovô morreu…” Ou ainda “-eu não sei, nao entendi nada”.

Dessa forma, a conversa seguira de acordo com o que a criança entendeu até ali. Sabe-se que crianças ate 7 ou 8 anos, dependendo do autor e pesquisador, não entendem a irreversibilidade da morte, achando que a pessoa que morreu irá voltar. Isso é normal. Deve-se dizer: “o vovô morreu” e nunca “o vovô virou uma estrelinha” nem “o vovô viajou pra muito longe”. Naturalmente a criança devera perguntar o porque as pessoas morrem e a resposta deve ser sincera: “não sabemos porque, mas tudo na vida nasce, cresce e morre. Como a florzinha, os bichos, a borboleta, etc. A vida é feita de mudanças. As coisas mudam o tempo todo. Veja as arvores em cada estação como são diferentes…”

Deve-se então deixar a criança demonstrar seu sentimento de forma livre e ser garantida de que chorar não é um problema e não vai fazer ninguém sofrer por isso. Ela pode fazer  que preferir. Se quiser ficar sozinha, se quiser brincar, descer pro Play, enfim, ela pode brincar se quiser e quando quiser. Elas podem falar e perguntar tudo que quiserem saber, a qualquer tempo.

Em relação a ir ou não ao funeral, elas devem ser explicadas do que vão encontrar lá e permitidas a fazer sua escolha de ir ou  não ir. É importante que um adulto se comprometa em trazê-la de volta de ela preferir não ficar até o fim. Cuidar para que essa pessoa entenda que pode ter que sair logo no início e que precisa manter sua palavra. Geralmente sugiro uma madrinha ou alguém próximo, mas não o pai e a mãe, que precisam estar no velório ate o fim. Existem ótimos livros para crianças aprenderem a lidar com a morte como “O dia que o passarinho não cantou” e “Os porquês do coração”.

A escola deverá ser avisada e manter a mesma postura “aberta para a expressão dos sentimentos da criança” além do fato de poderem “contar pra quem quiserem ou não contar nada”. O importante é compreender o luto e a forma que ele se manifesta naquela criança mantendo contato frequente entre escola e família.

Anúncios

Sobre adrianathomaz

Na vida: autenticidade e coerência íntima, amor, muito amor, fé e fotografia! Educação para a morte e o morrer. Terapia do Luto, Dor e Medicina Paliativa.
Esse post foi publicado em "adriana thomaz", "criança", "terapia do luto", luto, morrer, morte, Profissional e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Como dar a notícia da morte de alguém querido a uma criança.

  1. Celeste Aydelkop disse:

    Adriana, boa noite
    Gostei muito do seu artigo. Sou psicóloga e gostaria que vc me indicasse, por favor, uma bibliografia para trabalhar o luto com crianças.
    Estou tentando comprar o livro citado por vc ” O dia que o passarinho não cantou” mas as livrarias não reconhecem esse nome. Será que está faltando algum detalhe?
    Espero continuar recebendo seus artigos.
    Obrigada
    Celeste

  2. angela disse:

    obrigada vou utilizar td que vc escreveu.

    • adriana thomaz disse:

      Que bom Angela,espero ter sido útil.
      Depois, se desejar, compartilhe aqui sua experiência.
      Com amor, e desejo de muita força para realizar essa difícil tarefa,
      Adriana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s