Finados – um dia que os vivos dedicam aos mortos

Dia 2 de novembro, um dia que os vivos dedicam aos mortos. A explicação? A necessidade que o ser humano tem de ritualizar. E o que posso dizer disso? Que é muito bom, mesmo. Ritualize. Homenageie. Celebre aquela vida partilhada, aquele amor vivido. Isso mesmo, celebre o tempo que passaram juntos. Vivifique, faça valer. E se tiver saudade…pode chorar.

Quanto a ir ou não ao cemitério, mais uma vez, não há certo e errado. Se isso te faz sentir-se homenageando a pessoa amada, vá, sem problemas. Se não faz sentido pra você, OK. Faça outro tipo de homenagem, mas faça alguma coisa, ainda que simples, que só você sabe o que significa, como escolher uma roupa especial, uma comida especial, enfim, fica a seu critério. O rito é seu. E não precisa, necessariamente, ser religioso, a não ser, insisto, que faça sentido para você.

Sugestão? Vá pra perto da natureza. Ajuda muito a fazer a conexão com o Sagrado de cada um e, consequentemente, traz alívio e tranqüilidade para pensar na vida partilhada com aquela pessoa que agora só está acessível dentro do seu coração.

A respiração pausada e calma também ajuda. No Budismo, há uma técnica chamada Tong Len, onde você inspira a dor e expira alívio e espaço aberto para todas as pessoas no mundo todo que estiverem sentindo o que você está sentindo. Isso mesmo. Inspirar a dor e expirar o alívio e o espaço aberto. Até porque, a melhor maneira de lidar com o sofrimento, é tornar-se íntimo dele. É entrar em contato, olhar bem pra ele e encontrar recursos para senti-lo de forma mais amena, enquanto ele se dilui e se torna mais pálido, mais bege e a sua vida, mais colorida.
Experimente.

Meu amor, muita luz e o desejo de “conexão”, alívio e “espaço aberto”,

Adriana

Anúncios

Sobre adrianathomaz

Na vida: autenticidade e coerência íntima, amor, muito amor, fé e fotografia! Educação para a morte e o morrer. Terapia do Luto, Dor e Medicina Paliativa.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Finados – um dia que os vivos dedicam aos mortos

  1. Graziela Dineck disse:

    Olá querida Dra. Adriana!!
    Suas palavras são sempre muito bem vindas. Muito obrigada!!!
    Desejo que DEUS continue a iluminá-la, para que cada vez mais vc possa aliviar o meu sofrimento e de tantas outras pessoas.
    Um forte abraço!!!
    Graziela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s