Hoje, na Revista O GLOBO de Domingo (16/06/2013): A VIDA PARA QUEM FICA

“A Vida para quem Fica”

Revista O GLOBO, 16/06/2013, por Roberto Kaz. Fotos: Monica Imbuzeiro.

“Pais e mães que já viveram o luto pela perda de seus filhos contam como seguiram em frente – um processo ainda em curso para as famílias da tragédia de Santa Maria, que completa 5 meses e volta ao noticiário.”

http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=%2Frio%2Fpais-maes-que-ja-viveram-luto-pela-perda-de-seus-filhos-contam-como-seguiram-em-frente-8705913

PRISCILA E FELIPE

http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/rio/priscila-paiva-pedro-tinha-duas-missoes-8691297

Nesta reportagem, sete pessoas contam como seguiram suas vidas após a perda de seus filhos e desses sete, cinco eu tive a honra de poder cuidar durante o luto. Deixo aqui minha gratidão e minha homenagem a cada um deles e de vocês, que ainda que anônimos, são como todos os que perdemos nossos amores: feitos de carne e osso.

Queridos Cibele Paranhos, Daniela Duque, Luciana Rubim e Ricardo Bocão, Priscila Paiva Mesquita e Rufino Pizarro, estamos juntos. Eu, Edu, vocês e Mariana, Daniel, Vitor Bocão  e Pedro Rufino. Em comum, temos a coragem, a força para seguir em frente movidos pelo Amor que nos preenche, que nos nutre e que transborda em forma de compaixão e generosidade na direção de quem, como nós, se viu obrigado a guardar em seu intimo anseios de felicidade. Acho que a matéria da revista do Jornal O Globo de hoje nos deixou nus, como já imaginávamos, e assim, com a alma de fora, acho que pudemos mostrar e ajudar gente como a gente a viver o luto de forma coerente, sem certo e errado, sem formulas magicas, sem mitos, sem amarras, sem obrigações e com muito, muito amor.

Nossos amores que morreram não são só a morte deles. Eles são a vida deles também. E é com essa vida que escolhemos seguir em frente. Cada um no seu tempo, do seu jeito, na sua hora. Sentar no caminho e descansar é sempre possível. Pelo tempo que for necessário. Caminhar de mãos dadas, hummmm, é bom… sempre que for possível. Olhar pra dentro, na busca do que é Sagrado, uma boa, a todo e qualquer tempo…
Um abraço daqueles meus em cada um de vocês e no Bruce, na Isabella, na Carol, no Sonny, na Luana e em todos os meus pacientes e amigos que também depositaram e depositam em mim tamanha confiança. Para mim, é uma verdadeira honra abrigar cada um de vocês sob meus cuidados nesse momento de dor e depois ver vocês voarem sozinhos, de posse de um novo lugar na vida, e de uma forma resignificada de relação com os seus amores.

Obrigada.

Com todo o meu amor,

Adriana

Sobre adrianathomaz

Na vida: autenticidade e coerência íntima, amor, muito amor, fé e fotografia! Educação para a morte e o morrer. Terapia do Luto, Dor e Medicina Paliativa.
Esse post foi publicado em "adriana thomaz", "Revista O Globo", "terapia do luto", adriana thomaz terapeuta, entrevista, luto, morte e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Hoje, na Revista O GLOBO de Domingo (16/06/2013): A VIDA PARA QUEM FICA

  1. 02fe disse:

    Querida Adriana,

    O seu post e a matria do Globo muito me emocionaram. Hoje faz dez meses que a nossa adorada L nos deixou, e um ms que o meu querido e amigo irmo, Roberto, seguiu o mesmo caminho. Adriana, desde que voc comeou a atender a Letcia, em dezembro de 2010, sempre o fez com extraordinria dedicao. Da mesma forma, atendeu a mim e ao Ricardo. Tenho imensa admirao por voc. E ainda sou sua paciente. Irei encontr-la no Leblon, quando menos voc esperar. Tentei postar algo parecido no seu blog, mas, sei l, no consegui. Receba um abrao muito apertado e todo o meu carinho,

    Sonia Meneghetti

    Em 16 de junho de 2013 14:57, Adriana Thomaz

  2. Marcia Noleto disse:

    Querida Adriana,
    Voce sempre por perto……consolando e administrando a dor atraves da terapia que voce se dedica com tanto amor. Beijos Marcia Noleto

Deixe um comentário

